quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PARA OS SOLTEIROS PR.Juan de Paula

Quanto aos solteiros, não tenho mandamento do Senhor. Dou, porém, o meu parecer, como alguém que, pela misericórdia do Senhor, tem sido fiel." 1 Co 7:25 (Versão Almeida Século 21)
Inicio de uma nova série de reflexões temáticas voltada para jovens e os seus dramas:
O que a Bíblia fala para o solteiro?
No capítulo 7 da 1a epístola do Apóstolo Paulo aos crentes em Corinto é enfatizada a vantagem em ser solteito para se dedicar a obra de Deus. Não que o Apóstolo seja contra o casamento , ele não o é, pelo contrário, ele escreve o capítulo 7 fornecendo várias orientações para o relacionamento conjugal. O ponto é que o solteiro pode e deve devotar sua vida ao serviço de Deus. Ele não tem maiores preocupações que um casado por não ter essa responsabilidade.
E o preconceito cultural?
Esse ponto vai ao contrário do preconceito cultural dentro de nossas igrejas evangélicas em relação ao cristão solteiro. Sou pastor há quase quatro anos e ainda não casei e vivo na pele e no ministério o quanto esse preconceito cultural é vivente no ambiente de igreja (quanto a temática do pastor solteiro e minhas experiências fica para uma outra postagem em tempo oportuno). Vejo também que a igreja de um modo geral não sabe trabalhar com os indivíduos solteiros principalmente acima de 30 anos. Vejo também as vezes um certo desespero da parte de moços e moças querendo o casamento a qualquer custo. Vejo que o casamento é benção de Deus e vejo o quanto essa benção é positiva na vida de alguns mas o casamento não é o principal. Jesus o é! Ele morreu com 33 anos, nunca casou e nunca teve uma experiência sexual!
Precisa-se trabalhar em igrejas a importância e a efetividade do crente solteiro devotando sua vida para glória de Deus no serviço ao Reino. Sobre as questões de tentação penso que quem tem problemas nessa área e não for tratado pecará solteiro ou casado. O problema é o coração.
Prezado (a) leitor (a):
1 - Valorize o solteiro em sua comunidade: Não imponha que só é mais maduro quem casa. Vejo a efetividade do casamento no amadurecimento do crente mas o solteiro tem o seu lugar e pode servir com grande potencial com seus dons.
2 - Seja um(a) solteiro(a) para a glória de Deus: Não desperdice a sua condição de solteiro. Não se limite pelo preconceito cultural. Devote a sua vida em missão e serviço para o Reino de Deus.
3 - Pistas práticas para um(a) solteiro(a) servir o Reino de Deus:
3.1 - Dedique um bom tempo a sua igreja em estudos, visitação, aconselhamento, discipulado e o cuidado com pessoas. como você não é casado, não precisa cuidar do lar, então poderá investir tempo e energia na edificação da comunidade que você faz parte prezado(a) leitor(a).
3.2: Invista tempo no estudo da Palavra, nas leituras da Bíblia de forma sistemática, na leitura de bons livros teológicos e devocionais. Um casado não terá tanto tempo para ler como você leitor(a). Faça bons cursos teológicos ainda que de curta duração se você não tem chamado específico para servir a igreja tempo integral. Todo crente deve crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo.
3.3: Tenha uma vida intensa de oração. como você não é casado(a) poderá desfrutar de maior tempo em intercessão e em oração buscando mais a face de Deus e crescendo em sua presença.
3.4: Escreva cartas abençoadoras para as pessoas fazendo uso da internet para glória de Deus.
3.5: Ajude algum trabalho em comunidade carente com seus talentos para abençoar menos favorecidos socialmente. Ajude alguma ONG. Vá para projetos missionários nas férias. Faça o bem ao próximo.
Concluindo:
Seja um solteiro para a glória de Deus. Se ele quiser que você case, amém. Se não, compreendemos que haja tristeza mas canalize isso em Deus e use isso para louvor e glória Dele. Não deixe o preconceito cultural minar isso em você. Deus o abençoe e seja alegre Nele, casado ou solteiro, prezado(a) leitor(a).
Veja esse excelente vídeo que circulou na internet alguns meses atrás e medite sobre ser solteiro para glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário